quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A leitura da existência.



Resolvi aqui escrever sobre uma breve conversa infantil,que eu guardo com carinho.Outro dia, eu lembrei novamente dela, e então resolvi guardá-la como verdade para mim,pois eu estava ali,sentada naquela locomotiva,pensando o quanto todas aquelas palavras faziam sentido.'Voce tem sorte por preencher sua existencia'-Ela disse.Ler o existir,é então dar sentido a essência.
Há uns anos atrás eu ouvi de minha sábia vó uma parabóla que eu jamais esqueci.Sei que foi criada dela para mim,pois senti aquelas palavras sendo espontaneas,depois de eu ter perguntado simploriamente
'o que seria do mundo sem livros,mamazita?'Logo após ter assistido meu filme preferido do Truffaut.E sim,se minha memória não falha eu deveria ter meus 9 anos.
'O mundo seria vazio,porque os livros são como almas...eles guardam segredos e uma essencia que toca aqueles que leem, e enchem de significado e compleentam a alma de quem entende suas palavras.
Cada livro,cada página,desses livros de variadas literaturas significam algo, para alguém...por isso são tão importantes,por isso gosto tanto deles'
'então,almas também são livros?'-eu perguntei.
'E é, é isso mesmo,minha filha.Pensando assim,almas são como livros...
possuem signficados diferentes e variados e tocam de maneiras diferentes seus leitores,
algumas almas são como livros de receitas fáceis, outras são tão complexas e cheias de páginas dificeis de serem lidas,
outras guardam segredos...
Mas há de se dizer, que deve existir livros vazios,
e há de se dizer também que existem livros misteriosos e preciosos por aí,cheios de simbologia, e com um alfabeto, só encontrado em outro livro,outra alma que é livro e é leitor,apenas ela talvez possa entender,e sentir cada palavra,e assim ter sentido'
Foram mais ou menos essas as palavras,porque não consigo recordá-las exatamente.
E eu guardei aquilo na minha mente.
Passou-se o tempo,e eu venho lendo muito.Algumas literaturas são extremamente vazias e pouco interessantes pra mim. E eu me cansei das fórmulas simples,
vi livros com páginas em brancos,e na verdade pouco vi de livros que me emocionassem.Esses livros-alma que eu falei com a vovó.
Mas eu tenho que dizer a ela,que é realmente verdade,e que eu descobri o meu livro há um tempo atrás quando ele chegou na minha casa de repente...
Esse meu livro é o mais bonito, ele tem as letras tão pequeninas e gravuras tão surrealistas que a princípio eu deveria cerrar meus olhos pra conseguir ler, realmente era difícil no começo, ler,porque as letras eram peqeunas e as metáforas e mensagens subliminares estavam em toda página.
As pessoas realmente o veem como belo, algumas tentam le-lo ainda que não entendam seus simbolos e não possuam capacidade sensivel para entender o que há de trás de suas palavras,
'é inútil-porque seu alfabeto é desconhecido'-alguns poderiam dizer
'é um livro estranho'-cheguei a ouvir.
e por isso,todos aqueles ao redor nunca conseguiam ler a beleza das palavras por trás daquela cama infinitamente misteriosa.
Mas eu entendia e sentia que aquilo estava em mim,e me completava.
Todas aquelas palavras eram minhas,eram feitas para mim, como na parabóla que a vovó criou e que eu completei,pois eu acreditava que havia algo de mistério,pois para mim,alguns livros eram feitos especialmente para alguns seres,também livros.
Na realidade, eu fui descobrindo que aquele idioma não era falado por ninguém e eu compreendia perfeitamente,
ninguém entendia seus signos,aquela linguagem era extremamente complexa,mas eu a sentia e lia com a maior facilidade vinda de dentro de mim.
o conteúdo me trazia admiração e lágrimas emotivas,porque eu realmente tinha encontrado as palavras doces da minha vida.
Livros com letras pequeninas são os que possuem mais conteúdo,e o meu é raro,único,e só meu,porque eu descobri que só eu mesma consigo entende-lo completamente.
E sobre as gravuras,e as letras míudas, bem são as mais belas que eu já encontrei.
não cerro mais meus olhos, e leio esse livro todos os dias,com meus olhos brilhando.
Seu prefácio e sua capa são realmente atratentes e muitos por aí talvez já tenham tentado ler,outros apenas querem,mas ele foi me dado de presente, e agora eu cuido e guardo dele como meu bem mais precioso.
Descobri então,que eu também sou feita de palavras, trechos de letras pequeninas,gravuras surreais e sonhos desenhados,tudo num único exemplar,complementado por este outro que me pertence,e que é alma, e que me Lê tão facilmente,ainda que os símbolos sejam misteriosos e o alfabeto desconhecido também,para todos os outros.

(L)

Calliandra S.Ramos.Que adora livros e histórias em quadrinhos e lê até bula de remédio.Gralças a vovó Maria,que dá livros para ela desde quando se alfabetizou =)

[Quadro: Leitura-Renoir] :***

4 comentários:

Não é necessário disse...

teu texto tá lindo!

Camila Castro disse...

quando vc começou o texto eu já tinha entendido ^^

1 - sua vó é uma diva *__*
2 - fico feliz por vc ter uma verdade forte o bastante pra ser sentido pra toda uma existência, ou duas que são uma...

3 - sua vó é uma diva[2]

^^

Pauliinha disse...

como sempre bem diva e perfeita no que escreve. Adoray demais seu post Calli, me fez pensar se ralmente eu tbm sou um livro, se existe mais em mim do que eu mesma possa super, e Calli, siim, a sua história deve ser a mais bela para somente vc mesma e nem precisa ser um bestseller ! eu te amo calli, as coisas que vc escreve me fazem parar para pensar um pouco mais.
E o post no meu blog hoje foi dedicado para vc. eu te amo minha calli.

Anônimo disse...

eu morri ctg.